quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Nana - Pequenas Margaridas (2013)



Com apenas 22 anos e menos de dois de carreira iniciada, nana lança, no dia 7 de agosto, seu primeiro disco inteiramente autoral: pequenas margaridas. A cantora, que já teve destaque nos principais veículos da imprensa baiana e em diversos blogs especializados em música, disponibilizará em seu próprio site o disco completo para download gratuito.
pequenas margaridas, que foi produzido e arranjado pela própria cantora, diz mais sobre ela do que qualquer texto. É através dos sons delicados e por vezes introspectivos de sua música que podemos entrar de verdade em seu universo e redescobrir o significado de coisas muitas vezes banais. O nome pequenas margaridas foi inspirado pelo filme homônimo de 1966, dirigido por Vera Chytilová, referência fundamental para nana.
Uma característica importante no disco é o seu caráter do it yourself. Além de gravar todos os arranjos instrumentais das 13 músicas em sua casa, nana produziu, num processo quase artesanal, todas as bases eletrônicas sem se utilizar de efeitos de quantização. Também não foram usados plug-ins de afinação nas vozes. A intenção da artista era produzir uma música baseada em samplers e sons eletrônicos, mas que não soasse robótica ou muito pós-produzida.
O resultado disso é um disco feito por uma mulher comum, suscetível a erros como todas as outras, mas que consegue, através de sua música, expressar um caleidoscópio de sentimentos e imagens.
Histórico
Ao longo de pouco mais de um ano de trabalho, nana já marcou presença em importantes eventos em Salvador como o Festival Zona Mundi e o projeto Conexão Vivo nas principais salas do centro cultural da cidade, o Teatro Castro Alves e a Concha Acústica. Fez shows de abertura para o músico texano Ben Kweller, no SESC Vila Mariana em São Paulo e para o duo argentino Finlandia em Feira de Santana. No final de 2012 se apresentou ao vivo no Estúdio Showlivre, disponível na íntegra no youtube.
Também conhecida pelas versões que faz de outros artistas, nana foi convidada para participar de coletâneas distribuídas gratuitamente na internet como: Re-trato, homenagem os 15 anos do grupo Los Hermanos, produzida pela Musicoteca; Jeito Felindie, produzida por Jorge Wagner para o site Fita Bruta, homenageando o grupo Raça Negra; Brasileiros, produzida pelo Pulsa Nova Música com artistas novos fazendo releituras de clássicos da música brasileira, e recentemente Um novo Prisma, organizada pelo site Rock’n’Beats em homenagem aos 40 anos do álbum Dark Side of the Moon da banda Pink Floyd. Além disso, em 2012 participou do Programa Evidente, do Canal Brasil, com exibição dos clipes expressionismo alemão e da sua versão para Odara de Caetano Veloso e Punhal de prata de Alceu Valença.
Também teve suas músicas na programação de rádios nacionais e internacionais, como a Rádio CBN e a Educadora (Bahia), Amazing Radio (Reino Unido) e Radio Campus Paris (França). E músicas nas trilhas sonoras dos curtas “Roupas no Varal” de Maurício Lídio, “Lemon lips” de Marccela Vegah e na websérie “A vida \o/ de Lucas Batista”, transmitida pelo portal Omelete.

Download: Pequenas Margaridas


Nenhum comentário:

Postar um comentário