quarta-feira, 28 de maio de 2014

Baixa Funda no Pau da Bandeira



O Baixa Funda orgulhosamente participa deste polo multicultural, que vem contribuir para o engrandecimento desta maravilhosa Festa de Santo Antônio de Barbalha no dia do seu famigerado Pau da Bandeira.  Abaixo está o setlist para download.


Pólo São José leva multiculturalidade à
Festa de Santo Antônio em Barbalha (CE)

Programação, gratuita, inclui o ex-Cordel do Fogo Encantado Clayton Barros, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto e a pernambucana Santa Dose

Responsável por abrir os festejos juninos do Nordeste brasileiro, a Festa de Santo Antônio de Barbalha, no Ceará, ganha este ano um palco aberto para manifestações multiculturais. O Pólo São José promoverá três dias de apresentações gratuitas, no centro da Cidade.
A programação começa na noite da sexta-feira, 30. A partir das 20h, músicos locais promovem uma jam session de sanfonas no forró “de Graça”.
No sábado, 31, será o Dia das Solteironas, comandado por Socorro Luna, “a solteirona mais famosa do Brasil”. A partir das 15h, o folk-rock do pernambucano Fila abre os trabalhos para a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, do Crato, uma das mais tradicionais do Brasil no gênero.
Até a noite, ainda passam pelo palco o forrozeiro Fábio Carneirinho, a dupla de pop-rock Suzane e Lucas e a banda pernambucana de forró Santa Dose, que se apresenta pela primeira vez no Ceará.
No domingo, dia oficial de abertura da Festa de Santo Antônio — com o tradicional cortejo do Pau da Bandeira — a programação abre espaço para as artes visuais, com a mostra fotográfica “Pau da Bandeira e sua história”, a partir das 8h.
Até as 14h, os DJs Lombardy e Baixa Funda esquentam o palco para a banda Bondxote, que faz a abertura para Clayton Barros. O ex-violonista da banda Cordel do Fogo Encantado apresenta show de sua carreira solo, em que mescla canções autorais do elogiado trabalho com a banda Os Sertões a covers de músicos como Zé Ramalho e Alceu Valença. O forró de Gideon do Acordeon encera a noite, com show a partir das 19h.
Sobre a festa – Realizada anualmente há mais de 100 anos, a Festa de Santo Antônio de Barbalha é uma das mais tradicionais manifestações da cultura popular do Brasil.
Primeira festa do ciclo junino do Nordeste, o evento se diferencia dos seus congêneres de Caruaru e Campina Grande, por exemplo, por manter ainda muito vivo o diálogo entras as dimensões do sagrado e do profano.
A mística do Santo Casamenteiro atrai à pequena Barbalha, no Cariri cearense, um público de cerca de 100 mil visitantes (ou o dobro da população local) para abertura oficial, com o cortejo do Pau da Bandeira.
Por 6 km, homens da cidade — os carregadores do Pau — levam no ombro um mastro em homenagem ao santo até a Igreja Matriz da cidade. Neste percurso, dita a lenda, a mulher que tocar no “Pau de Santo Antônio” terá casamento garantido no decorrer de um ano.
A Festa de Santo Antônio segue até o dia 13, quando é encerrada com uma procissão em homenagem ao padroeiro.
Sobre o pólo – O Pólo São José é uma realização da Casa São José, de Barbalha, com apoio do Banco do Nordeste (BNB), Skol, Donizete Distribuidora, IkNEt, Artely e Global.

SERVIÇO:
PÓLO SÃO JOSÉ, NA FESTA DE SANTO ANTÔNIO DE BARBALHA (CE)

Sexta-feira, 30 de maio, a partir das 20h
Forró de Graça, com Carlinhos de Deus (Barbalha) e Gideon do Forró (Brejo Santo)
Sábado, 31 de maio
Dia das Solteironas, com Fila (Recife), Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (Crato), Fábio Carneirinho (Juazeiro do Norte), Suzane e Lucas (Barbalha) e Forró Santa Dose (Recife)
Domingo, 1º de junho
Dia do Pau da Bandeira, com DJs Lombardy e Baixa Funda, Bondxote (Cedro), Clayton Barros (Recife) e Gideon do Forró (Brejo Santo)
Mostra fotográfica “Pau da Bandeira e sua história”, a partir das 8h
Apresentação: Romão Ulisses e Michele Ferrúcio
Mais em: www.polosaojose.com.br e ww.facebook.com/polosaojose2014


Download:  Baixa Funda no Pau da Bandeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário